Psicoterapia on-line com crianças: uma nova possibilidade

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A psicoterapia online com crianças foi permitida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2018, a partir da publicação da nova Resolução 11/2018. Comecei a atender crianças online somente no início da pandemia, em março de 2020, transferindo meus atendimentos presenciais com esse público para a modalidade online. A experiência com adultos nos atendimentos on-line e a experiência com crianças no presencial me ajudaram bastante na realização desta transição.

Há algumas particularidades da análise com as crianças, como por exemplo o acordo com os pais, uma vez que, sem a transferência dos pais com o psicólogo, o processo não acontece. O acordo com os pais é essencial para gerar condições mínimas, para que o filho esteja na análise on-line, num ambiente reservado e com o máximo de privacidade para que o processo possa acontecer com todo sigilo necessário. (QUINET, 2021)

Quando falamos de atendimento online é preciso levar em consideração um novo setting, sendo comum com o atendimento presencial a presença do analista e do analisado, na ausência de corpos. É possível através da voz, olhar, escuta e da fala. As crianças, mesmo as mais novas que ainda não sabem ler e escrever, são capazes de se expressar através do desenho, da fala, cometem atos falhos, tem sintomas e transferência.

O novo setting se caracteriza pela entrada do analista na casa do paciente, onde estão suas coisas mais íntimas. Em muitos atendimentos com crianças, observo que o ambiente da sessão é o próprio quarto. As crianças ficam felizes e empolgadas em mostrarem seu espaço, seus brinquedos, seus materiais da escola. Assim, elas podem incluir brinquedos na sessão, como outros objetos. Podemos explorar esse espaço, pedindo para a criança contar a história de algum brinquedo, como ganhou, de quem ganhou, por exemplo. Certa vez pedi para a criança buscar o que, para ela, tinha de mais valioso em sua casa e ela saiu de cena por alguns minutos e voltou com sua mãe mostrando sua irmã recém-nascida.

É importante lembrar que a criança pode se movimentar em todo o espaço do ambiente durante a sessão, ficar em pé ou parada desenhando e mostrar seus desenhos, como no consultório físico. Alguns dispositivos viabilizam o desenho digital, trazendo novas possibilidades de utilização do meio on-line da melhor forma possível. Também é possível explorar junto com a criança algum site que gostem. A ideia é transferir através de adaptações, o lúdico do consultório físico para o consultório digital. O lúdico é considerado essencial para o processo, sendo a inclusão de novas formas de brincadeiras, como jogos eletrônicos, incorporados como importantes ferramentas para o psicólogo. (SOUZA; SILVA; MONTEIRO, 2020).

Outra situação que pode acontecer é a criança querer ver o seu ambiente com o intuito de confirmar que você está sozinho, assegurando o sigilo, dando sensação de segurança para ela.

Não posso dizer que todos os atendimentos tem sido fáceis, mas essa não é a realidade da psicanálise em atendimentos presenciais, muito menos nos atendimentos online. Algumas crianças ficam dispersas, mais tímidas com o dispositivo entre nós, porém, depois de algum tempo de trabalho, tem sido possível caminhar nessa modalidade de atendimento. Posso afirmar que é possível continuar escutando suas angústias, contornando as dificuldades que surgem e construindo algo novo com elas. (FONSECA, 2020)

REFERÊNCIAS:
FONSECA, Maria Carolina Bellico. Psicanálise online com crianças: uma prática em construção. Reverso: revista de psicanálise, Minas Gerais, v. 42, n. 80, p. 47-54, dev. 2020 0102-7395. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7879465. Acesso em: 13 fev. 2022.

QUINET, Antonio. Análise online: na pandemia e depois. Rio de Janeiro: Atos e Divãs Edições, 2021. 207 p.

SOUZA, Vitória Baldissera de; SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da; MONTEIRO, Maria Fernanda. Psicoterapia on-line: manual para a prática clínica. Curitiba: Ed. das Autoras, 2020. 133 p.

Texto: Eduarda Ferrari (CRP: 02/17.312) – Psicóloga Clínica e Orientadora Profissional

Instagram: @psicoeduardaferrari

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